top of page

APA Pouso Alto

A APA de Pouso Alto, criada pelo Governo do Estado de Goiás por meio do Decreto 5.419 de 07 de maio de 2001, localiza-se na microrregião da Chapada dos Veadeiros, região nordeste do Estado de Goiás, ocupando aproximadamente 2,36% da área estadual. Pertence ao Bioma Cerrado e abrange os seguintes municípios: Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, Nova Roma, São João D'Aliança e Teresina de Goiás. Foi criada com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável e preservar a flora, a fauna, os mananciais, a geologia e o paisagismo da região do Pouso Alto, localizada na Chapada dos Veadeiros.

Integra várias áreas de proteção ambiental: o Corredor Ecológico Paranã-Pirineus, corredor de biodiversidade formado por um mosaico de unidades de conservação de uso pouco intensivo e a Reserva da Biosfera do Cerrado, porção representativa do ecossistema do Cerrado. Tratam-se ambas de áreas que objetivam o investimento no aprofundamento de pesquisas científicas para ampliar o conhecimento a respeito dos processos de degradação ambiental e  melhor combater as suas causas. Abriga também o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, recentemente ampliado de 65 mil para 240 mil hectares (quase de quatro vezes o tamanho anterior).

 

 

 

O CERRADO

O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil, ocupando mais de 20% do território nacional. O termo Cerrado é geralmente utilizado para designar o conjunto de ecossistemas (savanas, matas, campos e matas de galeria) que ocorrem no Brasil Central. Atualmente, cerca de 50% das áreas nativas de ocorrência do Cerrado foram transformadas em pastagens plantadas e mais de 11% em áreas agrícolas.

As transformações ocorridas no Cerrado, principalmente ao longo do século XX, trouxeram grandes danos ambientais como a fragmentação de hábitats, extinção da biodiversidade, invasão de espécies exóticas, erosão dos solos, poluição de aquíferos, degradação de ecossistemas, alterações no regime de queimadas naturais, desequilíbrios no ciclo do carbono e possivelmente modificações climáticas regionais.

A biodiversidade do Cerrado é extremamente significativa e estima-se que existam nesse bioma mais de 7.000 espécies de plantas, 199 espécies de mamíferos, 837 espécies de aves, 180 espécies de répteis, 150 espécies de anfíbios e 1.200 espécies de peixes.

É considerado um dos hotspots mundiais da biodiversidade, o que significa que é um dos biomas mais ricos em termos de biodiversidade ao mesmo tempo em que também é um dos mais ameaçados do planeta.

 

  

GLOSSÁRIO

Área de Proteção Ambiental (APA): unidade de conservação da natureza de ampla extensão territorial que abriga em seu interior assentamentos humanos junto a um conjunto expressivo de atributos naturais e culturais. É regida pelo Sistema Nacional de Unidades de Natureza (SNUC), Lei 9.985/00, e tem por finalidade a proteção da diversidade biológica, a ordenação dos processo de ocupação e uso do solo e o desenvolvimento sustentável.

 

De acordo com o SNUC, uso sustentável é a exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.

Hotspot: área com pelo menos 1.500 espécies endêmicas de plantas e que tenha perdido mais de 3⁄4 de sua vegetação original (Conservação Interncional, 2013).

bottom of page