Ipeartes/Seduce promove 2ª edição da Olimpíada de Humanidades
Água, Terra, Fogo, Ar e Amor: interseccionando os elementos para proteger a APA Pouso Alto. Com este tema holístico, o Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis (Ipeartes) lança a segunda edição da Olimpíada de Humanidades. Iniciada em maio de 2018, a iniciativa vem promovendo uma série coordenada de ações educativas, que englobam etapas de formação, elaboração e execução de projetos, produções artísticas e visitas de campo. A culminância e socialização dos trabalhos desenvolvidos por estudantes e professores será realizada em dezembro, durante o II Festival de Humanidades, que, a exemplo do ano anterior, terá como sede a cidade de Alto Paraíso de Goiás.
Ao todo, seis projetos estão sendo executados junto às escolas estaduais de Ensino Médio que integram a referida APA. Além de Alto Paraíso, eles envolvem ainda os municípios de Cavalcante, Colinas do Sul, Nova Roma, São João D’Aliança e Teresina de Goiás. Para conhecer na íntegra, cada um deles clique aqui.
Para a coordenadora geral do Ipeartes e também diretora do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, Luz Marina de Alcantara, a iniciativa visa alavancar o potencial criativo dos sujeitos envolvidos com os projetos escolares, aproximando-os dos saberes humanísticos acumulados ao longo das gerações. “Apostar na pesquisa de temas vinculados às áreas das Humanidades e Artes pode proporcionar compreensão e respeito à alteridade intrínseca à existência humana. É pensando assim que a arte/educação tem colocado a subjetividade na centralidade dos projetos educativos, instigando a conscientização e construção de outras maneiras de habitar o mundo mediante a ampliação dos lugares da arte na sociedade”, pondera.
A Olimpíada de Humanidades integra uma ação piloto do Programa de Educação do Bem Viver, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás (Seduce) para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS/ONU) na região de Pouso Alto, localizada na Chapada dos Veadeiros. A sua primeira edição foi realizada em 2017. Para mais informações sobre os projetos desenvolvidos nesta ocasião, clique aqui.
Serviço:
Assunto: II Edição Olimpíada de Humanidades
Cronograma: ver programação completa aqui.
Público-alvo: Escolas Estaduais de Ensino Médio
Área de Abrangência: municípios da APA Pouso Alto.
Escolas participantes: Educandário Humberto de Campos/Alto Paraíso de Goiás; Colégio Estadual Elias Jorge Cheim/Cavalcante; Colégio Estadual Joaquim Tomaz F. da Silva/Colinas do Sul; Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco/Nova Roma; Colégio Estadual Frederico Bernardes Rabelo/São João D'Aliança; Colégio Estadual Joaquim de Souza Fagundes/Teresina de Goiás.
Realização: Ipeartes/Seduce.